Beleza à mesa


Olá meninas ....
Já diz o ditado: saúde se compra na feira e não na farmácia. Bom, beleza também.
Vivo dando dicas aqui no blog de produtos para tratamentos e prevenção, mas vamos combinar que não é nada barato investir nesses potinhos.
Pensando em ajudá-las um pouquinho financeiramente, resolvi fazer esse post falando sobre como a alimentação é importante e mais barata na busca da boa saúde e beleza.
Então vai aqui uma lista de alimentos que embelezam e onde encontrar cada um desses nutrientes.
Bom Apetite!

Vitamina A

É essencial para a saúde do cabelo e dos olhos. Também é importante para prevenção e tratamento das infecções de pele (é a base do ácido retinóico, estou preparando um post específico sobre ele). A vitamina A age contra ressecamento da pele e formação das rugas. A falta dela pode trazer erupções na pele, cabelos secos e quebradiços, unhas fracas, acne e visual cansado.

Fontes de vitamina A: óleo de fígado de bacalhau, derivados de leite,ovos, cenoura (mamãe já dizia que era por isso que o coelhinho enxerga bem…), verduras verdes, mamão papaya e melão.



Complexo B

As vitaminas do complexo B são vitais para uma pele brilhante e viçosa e também para retardar o aparecimento dos cabelos brancos. Estudos mostram que 40% das pessoas com dermatites sofrem de deficiência de vitamina B. A vitamina B também combate o stress que tem um efeito negativo na aparência. A falta de vitaminias do complexo B causam cabelos brancos, pela ressecada, ressecamentos dos lábios, vermelhidão e irritação da pele, rugas prematuras, diminui o crescimento dos cabelos e chega a criar fissuras nos cantos dos lábios e do nariz.
Fontes de vitaminas do complexo B: cereais integrais, nozes, verduras escuras, carne, fígado e cerveja (Aeee! Se bem que o alccolismo é uma das principais causas de carência de vitamina B então cuidado com o exagero).


Vitamina C

A vitamina C, em conjunto com as proteínas é necessária para a formação do colágeno que é o componente que dá sustentação à pele e evita as rugas. Ela também regula as glândulas sebáceas e evita o ressecamento da pele. Seu consumo previne o aparecimento de linhas de expressão, rugas, veias avermelhadas e cabelos quebradiços. A vitamina C é essencial para a saúde dos cabelos, olhos, dentes, resistência à infecções e firmeza da pele.
Em conjunto com os bioflavonoides a vtiamina C previne que a exposição ao solse transforme em fotoenvelhecimento, reforça os capilares sanguineos evitando hemorragias, ajuda as glândulas sebáceas a funcionarem normalmente evitando o ressecamento da pele.

Fontes de vitamina C: vegetais verdes como brócolis, pimentão e ervilha, tomate, frutas cítricas e morango. A uva e outras frutinhas vermelhas são também ricas em flavonóides.


Vitamina D

A vitamina D é essencial para a saúde dos dentes, ossos, unhas bem como para a absorção do cálcio e do fósforo. Ela também promove olhos e pele saudáveis. A carência de vitamina D pode levar a queda dos dentes e fraqueza dos ossos.

Fontes de vitamina D: banho de Sol (de prerência nas primeiras horas da manhã), leite, fígado de boi, salmão, atum, manteiga, sementes.


Vitamina E

A vitamina E ajuda a formar os músculos e tecidos bem como a prevenir as rugas causadas pelo envelhecimento da pele. Ela ajuda a prevenir o ressecamento da pele, machas senis e queda de cabelo. Ela também ajuda a melhorar a circulação sanguínea e evita estrias e olheiras. Pesquisas tem demonstrado que altas doses de vitamina E dobram a produção de células sadias e diminuem a velocidade do envelhecimento e o aparecimento das rugas. Mas cuidado se você tiver diabetes, hipertensão, hipertiroidismo fale com o seu médico antes de tomar suplementação de vitamina E.

Fontes naturais de vitamina E: trigo integral, germem de trigo, leite, sementes, aspargo, brócolis, couve de Bruxelas, manteiga, gema de ovo, verduras, fígado, azeitona, soja, nozes e óleos vegetais crus.








Beijos mil ...
Dra. Josie Rumualdo.

Comentários

Postagens mais visitadas