A Alta Freqüência aplicado na estética



Olá meninas ...
Este post é para falar um pouquinho só de um equipamento muito utilizado na Limpeza de Pele.
O alta-frequência é uma corrente de elevada tensão e de baixa intensidade que é aplicada sobre o organismo humano através de eletrodos de vidro que se fixam a uma bobina.

Eletrodos de Alta Freqüência

As aplicações feitas com o Alta Frequência na estética são locais, atuando-se com apenas um eletrodo sobre a pessoa a ser tratada.
Quando a corrente do Alta Frequência atravessa os eletrodos, estes adquirem uma coloração azulada ou alaranjada dependendo do gás que contém em seu interior. Quando o gás contido no interior do eletrodo de vidro é Neônio a cor adquirida é laranja ou vermelho e quando o gás for Argônio a coloração do eletrodo se torna azul.

Para as diversas aplicações do Alta Frequência utilizam-se eletrodos formados por tubos de vidro de formas variáveis que se adaptam às diferentes regiões corporais onde serão aplicados. Na limpeza de pele são utilizados principalmente os eletrodos em forma ovalada (denominados standart ou standart pequeno), que irão atuar na descontaminação da pele após as extrações. O eletrodo em forma de "forquilha" é utilizado em regiões como pescoço e maxilar.

O eletrodo "pente" é empregado nos tratamentos capilares para ativação da circulação periférica do couro cabeludo ou para finalizar a limpeza de pele como recurso bactericida. O eletrodo fulgurador produz uma cauterização das lesões acnéicas favorecendo o processo de cicatrização da pele. O eletrodo "saturador" é utilizado na ionização indireta de substâncias ionizáveis como ampolas aquosas nutritivas à base de colágeno, elastina, uréia, extratos conjuntivos.

Efeitos fisiológicos do Alta Frequência

O alta-frequência apresenta diversos efeitos fisiológicos sobre o organismo humano e daí a sua importância como recurso auxiliar em diversos tratamentos na estética.

A atuação do alta-frequência é feita por cinco a oito minutos, sendo que a forma de aplicação e o tipo de eletrodo a ser utilizado variam de acordo com o tratamento a ser realizado.

1) Bactericida e Anti-séptico - Tem efeito bactericida e anti-séptico assim como pode atenuar a atividade das toxinas bacterianas. Esta ação se deve principalmente à formação de ozônio observada no eletrodo de vidro. Como este gás é muito instável, reage rapidamente com diferentes compostos provocando uma oxidação que explica suas propriedades germicidas e anti-sépticas.
Os efeitos bactericida e antisséptico do alta-frequência são aproveitados durante a limpeza de pele para complementar o quadro de descontaminação, onde são utilizados eletrodos específicos, como o standart, que atuará nas diversas regiões da face.

2) Vasodilatador - Esta corrente tem a propriedade de ativar a circulação periférica provocando uma ação vasodilatadora e hiperemiante.
A sua função como vaso dilatador e hiperemiante é aproveitada para melhorar a absorção de produtos que são aplicados sobre a pele como nutritivos e revitalizantes.
Pode ser utilizado como ionizador indireto, onde utilizamos eletrodo "saturador" para aumentar a penetração de ampolas aquosas inonizáveis à base de elastina, colágeno, uréia e extratos placentários através da pele.

3) Térmicos - O efeito térmico demonstra-se por um pequeno aumento da temperatura e é capaz de atuar sobre o metabolismo produzindo uma ativação deste, com aumento de oxigenação celular.


O eletrodo "cauterizador" é um recurso que auxilia o profissional na limpeza de pele por atuar cauterizando as pústolas, que são removidas durante o processo das extrações.

Por ser um elemento ativador do metabolismo dos tecidos, o alta-frequência é também utilizado nos tratamentos de revitalização cutânea e na prevenção da queda dos cabelos, onde se emprega o eletrodo em forma de "pente". Há ainda o eletrodo "saturador", que auxilia na penetração de substâncias nutritivas sob a forma de loção, a qual tonifica o couro cabeludo e fortalece o bulbo capilar.



 Existem, portanto, diversas indicações terapêuticas para o uso do alta-Freqüência:
  • tratamento da pele acnéica;
  •  revitalização cutânea;
  • estimulação facial e capilar;
  • cauterização de pústolas;
  • bactericida e fungicida;
  • estimulador dos processos de circulação sanguínea. 
  • ionização indireta
  • após depilações
  • tratamentos de herpes

Contra Indicações

  •   Portadores de marcapasso cardíaco 
  •   Não utilizar em abdômen de mulheres gestantes






A) Bobina;

B) Eletrodo Standart;

C) Eletrodo Standart Pequeno;

D) Pente;

E) Fulgurador;

F) Forquilha;

G) Saturador;


Bom, vocês já foram apresentadas para o Alta-freqüência, logo logo, falarei de mais equipamentos voltados para cuidar na nossa beleza.

Beijos mil ...
Dra. Josie Rumualdo. 

Comentários

Postagens mais visitadas