Cortinas - o tamanho certo




Olá meninas ...

Resolvi trocar as cortinas da minha sala ... fui alegre e saltitante para a loja escolher o modelo, já tinha algo em mente, mas chegando na loja .... ai ai ai ... eram tantos modelos, cores, tamanho, tipo de tecido, fiquei perdidinha.

Depois de algum tempo, consegui escolher o tecido e o modelo, foi quando a vendedora me perguntou da metragem ... passei para ela aquilo que eu havia medido ... hahahaha ... ela começou a me fazer uma batelada de perguntas e eu não soube responder quase nada ... conclusão ??? Voltei pra casa medir tudo de novooo !!!

É por isso que eu resolvi colocar esse post, pois eu encontrei na internet e me ajudou muito a tirar as novas medidas da minha cortina.

Cortina: como saber o tamanho certo para minha janela?

Assim que você já tiver escolhido o estilo dos tecidos e ferragens que pretende usar, você está pronta para começar a medir a sua janela!

§ Vara

- Meça a largura da sua janela, levando em conta se você gostaria de um suporte de parede (A) ou montar um trilho (B).
- Deixar uma folga de 2.5 a 7.5cm de cada lado da janela para quando as cortinas estiverem totalmente abertas.
- Certifique-se de ter considerado o espaço necessário de parede extra para detalhes decorativos (como as dimensões da vara).
- Se você quer pouca luz entrando, monte a vara da cortina 15cm acima da área do trilho e opte por uma vara mais larga, que ultrapasse 7.5cm da largura real da janela.

§ Cortinas

- Meça o comprimento da sua janela, decida se você quer a cortina caindo acima do parapeito (medida de A ou de B para C), abaixo do parapeito (de A ou de B para D) ou para o chão (de A ou B para E). Se você gosta de cortinas mais longas, encostando no chão, adicione de 15 a 20cm na medida da altura.
- Para determinar quantas “dobras” você precisa para alcançar o volume desejado, ou seja, quão esticada sua cortina vai ficar, você precisa saber qual a largura da sua janela. Com a largura da janela em mãos: multiplique por 1 para um efeito leve, esticado; 1.5 para manter o padrão; ou 3 para um efeito cheio. Por exemplo, se você gosta de cortinas volumosas, e sua janela tem 170cm de largura, você vai precisar de 533cm de largura do tecido (177 x 3).

Planilha:

Anote as medidas e na sua planilha!


Beijos mil ...
Josie Rumualdo

Comentários

Postagens mais visitadas