Inverno = Pele ressecada


Olá meninas ...

É sabido que nós brasileiras temos a pele muitooo oleosa (pelo menos a maioria, né?!), mas quando chega o inverno, a pele do rosto começa dar aquela ressecadinha, aquela descamadinha e a sensação de repuxamento ... E quem já tem a pele seca, sofre ainda mais com os efeitos do vento e da baixa temperatura.

Então, neste post deixarei algumas dicas para quem tem a pele seca e para aquelas que no inverno também sofre desses incômodos.

Mas antes das dicas vamos tratar um pouco do que leva ao ressecamento da pele. Ironicamente a pele não fica seca por falta de hidratação. Existem estudos que compararam a quantidade de água presente na pele seca e na pele oleosa e concluíram que não existem diferenças significativas entre as duas. Assim, colocar mais água na pele parece não ser uma boa idéia, e por outro lado, colocar água demais (como ficar horas imersa na banheira) pode até piorar o quadro, já que isso afetaria a matriz extracelular (o conteúdo que fica entre as células que mantêm elas saudáveis e íntegras) da pele, prejudicando o seu funcionamento.

De fato é essa diminuição ou alteração na matriz extracelular que deixa a pele com a aparência ressecada, levando à perda de água. Assim, para prevenir o ressecamento da pele devemos focar nossos esforços em evitar que essa matriz extracelular sofra, bem como fortalecê-la.


A exposição constante a ambientes secos, como ar condicionados, aquecimento, ou regiões mais secas também pioram a aparência da pele. Se você tem a pele assim deve considerar a idéia de colocar um daqueles umidificadores no quarto, e verá que fará uma boa diferença na sua pele!

A exposição ao sol (sempre ela!) também é uma das maiores vilãs do ressecamento da pele. A exposição ao sol danifica a camada externa da pele e faz com que a camada nova já nasça doente. O Sol também destrói a matriz extracelular. Isso vale não só para a praia como para o dia a dia mesmo, então tenha você pele seca ou oleosa, não pode esquecer o filtro solar.


Promover a renovação celular também ajuda a manter a pele saudável e melhorar a sua aparência. A pele seca vai se acumulando em camadas dando aquela aparência enrugada e endurecida. Um produto esfoliante com pH neutro formulado com ácido glicólico, láctico ou mesmo salicílico ajuda a estimular a renovação da pele de forma saudável. Esses produtos costumam ser indicados para quem tem a pele oleosa, mas nada impede que sejam usados também por quem tem a pele seca, já que a esfoliação é bom para as duas. Para quem tem a pele oleosa ajudar a limpar os poros e evitar os cravos, quem tem a pele seca evita o acumulo de camadas e mais camadas de células mortas.

O envelhecimento também costuma levar ao ressecamento da pele, já que com a queda da produção de hormônios após a menopausa deixa a pele mais fina e com uma camada menor de gordura por baixo dela. Não há muito o que pode ser feito para contornar esse problema além da terapia de reposição hormonal (é nesse casos, os seus riscos e benefícios devem ser considerados cuidadosamente).



Vai aqui então um resumo do que pode ser feito para melhorar o aspecto da sua pele seca.

1. Use protetor solar diariamente, faça chuva ou faça sol.

2. Use e abuse de hidratantes que contenham agentes antioxidantes, antiinflamatórios e que retém a água na pele.

3. Se a sua pele for muito seca mesmo, use também produtos a base de óleo.

4. Aplique e reaplique o hidratante (em breve teremos um post completo com tudo sobre hidratantes, como escolher, ingredientes, dicas de marcas, etc, aguardem!) . Se a pele está seca, hidratante. Nunca é demais. Assim que você começar a sentir a sua pele repuxando pode colocar mais hidratante. As mãos são uma parte do corpo que costuma ressecar bastante (mesmo em quem tem pele oleosa), então não se esqueça de aplicar o hidratante nas mãos após cada lavagem (melhor mesmo é deixar ele dentro da sua bolsa, para não esquecer).

5. Evite sabão em barra, é melhor usar loções de limpeza, se o sabonete dá a sensação de repuxamento, não use. Também não esfolie demais a pele, esfregar demais pode tirar a camada de óleo protetora e ressecar a pele, prontanto esfoliação leve e só uma vez por semana.

6. Não fique muito tempo na água, em excesso ela destrói a matriz extracelular e resseca a pele. Portanto dê preferência para banhos curtos, mornos e com pouco sabonete.

7. Compre um umidificador de ambiente, eles não são muito caros, duram bastante e fazem uma diferença na sensação e aparência da pele. Nas Lojas Americanas tem vários modelos a partir de R$ 54,90.

8. Não coloque óleo na banheira. O óleo não vai ser absorvido pela pele assim e pior, ele pode reter os ingredientes de limpeza e provocar mais ressecamento.

9. Não se esqueça dos lábios. Essa região costuma ressecar mais porque não tem uma camada de gordura abaixo da pele. Use especialmente de noite, o que ajuda a acordar com os lábios hidratados em macios. Só fique esperta e fuja dos que contém menta, hortelã ou outros ingredientes irritantes, se você gosta desse gostinho, melhor chupar uma bala.

Se mesmo depois de tudo isso algumas regiões continuarem ressecadas (as mais tinhosas costumam ser os pés, mãos, cotovelos e joelhos), considere fazer um tratamento de choque: após passar o hidratante, passe o óleo e enrole a região com um filme plástico (aqueles de cozinha mesmo), e deixe na pele por cerca de uma hora, funciona super bem!






Beijos mil ...
Dra. Josie Rumualdo.









Comentários

  1. Olá Dra. estava procurando exatamente isso e acabei encontrando seu blog! A minha pele é extremamente oleosa, tenho os poros dilatados... Sou do Vale do Paraíba e no momento me mudei para Americana, onde o ar é muito seco então estou cheia de espinhas mas ao mesmo tempo minha pele está mto ressecada. Tem alguma dica de produtos, não sei o que faço, uso o filtro solar e o hidratante, e lavo o rosto com sabonete para pele ressecada, mas não está funcionando...

    Obrigada pelo post

    ResponderExcluir
  2. Bia

    Peço um milhão e meio de desculpas pela demora para te responder ... Mas eu estava OFF.

    Olha, é muito fácil encontrar pessoas com essa característica de pele nessa época do ano.
    A maioria das pessoas possuem a pele oleosa, com poros dilatados e que no inverno acaba tendo alguns pontos de ressecamento.

    Como me disse, vc já usa protetor solar, hidratente e sabonete o que já é um grande passo, mas é importante saber se eles são adequados para você.

    Não tenho como indicar o uso de produtos só com as informações que você me passou, seria interessante que um profissional avaliasse, mas vou falar sobre alguns produtos que eu conheço.

    Particularmente, eu gosto muito do sabonete líquido Acne Wash da Neutrogena (pele oleosa), mas no seu caso, pode ser que ele resseque demais então, seria interessante o Fisiogel do laboratório Stiefel.

    Eu procuro usar um hidratante suave, mas dando mais ênfase nas partes ressecadas, sugestão: Calmance Creme hidratante facial para peles sensíveis da RoC.Deixo secar e passo o Protetor solar.

    Filtro Solar, eu uso (minha pele é oleosa também .. rs**), o Anthelios XL da La Roche-Posay de fator 40.

    Mas Bia, veja bem ... isso tudo é muito individual, só pode ser mais exato, através de uma consulta, tá?!

    Espero ter ajudaro um pouquinho ...
    Beijos mil !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas