Depilação Definitiva - Luz Intensa Pulsada


Para compreendermos a depilação com a L.I.P. devemos entender o ciclo de crescimento do pelo. Este apresenta três fases distintas: a ANÁGENA, a CATÁGENA e a TELÓGENA. Apenas uma dessas fases será sensível à ação da L.I.P. que é a fase anágena, pois é nela que ocorre a maior concentração da melanina na raiz do pelo. A partir desta concentração, haverá absorção da L.I.P. e sua ação destruidora (destruição da raiz e da haste do pelo). É importante ressaltar que os pelos que estiverem em outras fases como a telógena e a catágena, por não possuirem melanina na raiz, não serão destruídos.

CURIOSIDADE: Em média são encontrados cerca de 15-20% do total de pelos na fase anágena e 80% deles em repouso em uma dada região pilosa no momento de uma sessão de depilação. Por isto, são necessários em média 5 sessões para atingirmos uma redução definitiva de 80-90% da população de pelos na região que esta sendo tratada.

A L.I.P é um Laser?

O aparelho de luz intensa pulsada apesar de usar uma tecnologia que emite luz, não é um laser. Desenvolvida em 1994, e aprovada pela FDA (organização norte-americana reguladora da saúde e segurança pública) em 1997, esta técnica de fotodepilação consiste na aplicação de suaves pulsos de luz na pele, através de uma lâmpada de xénon. A luz é absorvida e convertida em calor pela melanina presente no pêlo, enfraquecendo progressivamente os folículos pilosos, e inibindo o crescimento do pêlo. Assim, este tratamento garante a eliminação progressiva dos pêlos. A Luz Intensa Pulsada segue uma nova tecnologia de luz chamada NÃO ABLATIVA. Assim é chamada porque pretende melhorar a pele sem provocar alterações que obriguem ao afastamento do trabalho e das atividades cotidianas.
A Luz Intensa Pulsada (LIP) é uma fonte de energia luminosa que tem várias aplicações. Diferentemente do Laser, a LIP apresenta diversos comprimentos de onda, isto é, todo ou parte do espectro luminoso, enquanto que o Laser apresenta um comprimento de onda único.

A L.I.P só é utilizada para depilação?

Não. Esta luz gera calor na pele permitindo vários tratamentos, são eles:
  • fotoenvelhecimento
  • telangiectasias
  • manchas
  • acne
  • irregularidades na textura da pele
  • estrias
  • rejuvenescimento
  • poiquilodermia (hiperpigmentação, telangiectasia e atrofia que acomete predominantemente o pescoço e a face)
  • depilação

Quais os tipos de pele e pelo que a L.I.P. pode atuar?

A depilação a luz pulsada não é eficaz em pêlos ruivos, brancos ou louros claros. Não é adequada para pele negra. O tratamento depende da capacidade de absorção de luz da melanina. O pêlo com menos melanina (ruivo, branco ou louro claro), não absorve eficazmente a luz. A pele negra, com mais melanina, tem uma maior capacidade de absorção de luz, pelo que o tratamento com luz pulsada pode provocar danos na pele, tais como queimaduras, bolhas e descoloração. Para um melhor resultado, o mais conveniente é que a pele seja mais clara que o pêlo.

A depilação com L.I.P. é definitiva?

Para a maioria dos pelos tratados a depilação será definitiva, mas o fato de uma área ter sido tratada adequadamente com o número de sessões estipuladas não significa que nunca mais existirá qualquer pelo. O termo "definitivo" não é apropriado, pois há necessidade de manutenção que pode ser estabelecida como uma sessão a cada 9-12 meses. Nenhum equipamento de LASER ou LUZ INTENSA PULSADA hoje disponível no mundo, é capaz de eliminar todos os pelos definitivamente. Sendo assim, a L.I.P. consegue uma depilação definitiva da maioria dos pelos, e com as manutenções pode se chegar próximo do ideal da depilação definitiva.

A depilação é dolorosa?

Apesar de ser considerada "indolor", depende da sensibilidade de cada um.
É muito bem suportada.

Quantas sessões devem ser feitas?

Em média são necessárias 8 sessões pela própria fisiologia do pêlo. Sabemos que para cada pelo visível, temos em torno de 7 pelos inativos. Quando eliminamos um, outro é estimulado para suprir sua falta, por isso chamamos o processo de depilação progressiva.
A quantidade de sessões em um tratamento depende principalmente do paciente se ausentar de exposições solares de forma a ficarem bronzeados, e dos pelos estarem no tamanho estipulado para que haja a máxima absorção da Luz.

Contra-indicações

  • Pacientes que fazem uso de medicamentos fotosensíveis
  • Pacientes que fazem uso de Roacutan para acne (o tratamento deve ser iniciado 3 meses após a interrupção do mesmo)
  • Gravidez
  • Pessoas bronzeadas ou que pretendem ficar expostas ao sol
  • Expectativas não realistas



Beijos mil ...
Dra. Josie Rumualdo

Comentários

Postagens mais visitadas