Criando Bons Hábitos - Joyce Meyer
Procurando e buscando por hábitos mais saudáveis, para uma vida menos estressante, me deparei com este livro da escritora que mais me identifico.
Obrigada Senhor !
"Nós somos o que fazemos repetidamente. Portanto, a excelência não é um ato, mas sim um hábito." - Aristóteles.
Todos nós temos hábitos . Alguns bons e outros maus. Os bons nos beneficiam e acrescentam alegria e poder às nossas vidas, ao passo que os maus nada acrescentam, ao contrário, roubam nossa paz e nossa felicidade, além de impedir nosso sucesso. Um hábito é algo que fazemos sem sequer pensar. É nosso comportamento usual, ou um padrão de comportamento adquirido pela repetição frequente. Certa vez, li que até quarenta por cento de nossas ações são realizadas meramente por hábito.
Se você está lendo isto, provavelmente é porque criou o hábito da leitura frequente. Outras pessoas que precisam desesperadamente das informações contidas aqui, não as receberão simplesmente por não terem criado o hábito da leitura. Elas provavelmente dirão: "detesto ler". Se você disser repetidamente que odeia algo ou alguma atividade, isso tornará mais difícil e menos agradável realizá-la.
A repetição é uma ferramenta poderosa para desenvolver bons hábitos e quebrar qualquer mau hábito. Os especialistas dizem que um hábito pode ser formado ou desfeito em trinta dias.
Um dos motivos pelos quais não desenvolvemos os bons hábitos que afirmamos desejar é porque vivemos em uma cultura de gratificação instantânea. Queremos tudo "agora", e não percebemos que muitas das coisas boas que queremos e das quais precisamos não são conquistadas simplesmente porque a desejamos. Os bons hábitos são construídos por aqueles que perseveram e se recusam a desistir.
Vince Lombardi disse: "Vencer é um hábito; infelizmente, perder também é. Ele também disse: "Quando você aprende a desistir, isso se torna um hábito."
Tome a decisão agora mesmo de que você pode ser e será um vencedor em formar qualquer bom hábito que deseje e quebrar qualquer mau hábito do qual precise se livrar.
Recentemente, a revista Real Simple perguntou aos seus leitores de que hábitos eles gostariam de se livrar. A lista de respostas foi enorme! Entre elas estavam:
- Vício em usar o telefone celular (eitaaaaaa, quem não ???)
- Escutar atrás das portas
- Deixar projetos inacabados
- Roer unhas
- Fazer compras para se distrair (euzinha)
- Guardar entulhos (olha aí seu João Kurk !!!!)
- Criticar a si mesmo
- Ver televisão demais
- Apertar o botão "soneca" do despertador
- Dirigir rápido demais ( euzinha de novo !)
Agora, imagine tentar quebrar todos esses hábitos de uma só vez. Você acredita que terá êxito? Posso lhe garantir que não. Você ficará sobrecarregado com tantas coisas. Além disso, é preciso concentração e esforço para quebrar um hábito, e quanto mais antigo o hábito, mais impregnado em você ele está. Por essa razão, o primeiro passo é escolher um único hábito que você queira vencer. Se você começar a se esforçar para vencer um hábito menor, levará menos tempo para vencê-lo do que para vencer um hábito maior (não começarei pelo cigarro !!!). Comece do menor. Vencer esse pequeno hábito irá encorajá-la a lidar com outro hábito, um hábito que talvez seja um pouco mais difícil de quebrar. E essa vitória lhe dará mais entusiasmo e determinação para quebrar o próximo.
Não nos libertamos de um hábito atirando-o pela janela; é preciso fazê-lo descer a escada, degrau por degrau.
Mark Twain
Faça uma lista de todos os hábitos que você quer desenvolver e de todos os que deseja se livrar. Se você se concentrar nos hábitos que deseja adquirir, um por um, eles acabarão fazendo parte da sua rotina. Se você se concentrar naqueles que deseja quebrar, com o tempo você conseguirá vencê-los, um por um. Mas se olhar para todos eles de uma vez, você provavelmente se sentirá sobrecarregado e será derrotado antes mesmo de começar. Trabalhar para realizar uma mudança é muito mais fácil se nos concentrarmos em um dia de cada vez, e focarmos nisso até darmos uma reviravolta na situação.
Nunca se sinta desanimada por não ter obtido sucesso, mas sinta-se satisfeita por estar avançando na direção dele. O desânimo só vai minar a força de que você precisa - e que está em você - para conquistar a vitória no fim.
Estou aguardando com grande expectativa a possibilidade de grandes mudanças em minha vida. Oro à Deus que Ele esteja ao meu lado, me dando suporte para vencer cada obstáculo dia após dia.
Josie Rumualdo
Comentários
Postar um comentário