Maca Peruana e a redução dos sintomas na menopausa




Maca Peruana é uma raiz cultivada em altas altitudes, acima de 4 mil metros nos Andes Peruanos. Muito conhecida pelas suas propriedades afrodisíacas, por auxiliar na vitalidade, na fertilidade, no humor, na memória ... Ela se destaca por ter uma composição de nutrientes e de compostos químicos bem variados como os princípios ativos MACAENO e MACAMIDA e fitoestrogenos e flavonoides.

Durante o climatério, período de transição em que a mulher está passando da fase fértil para a fase não reprodutiva, ocorre a redução da função ovariana ocasionando um declínio natural do estrogênio nessa fase, desencadeando alguns sintomas.

Os sintomas mais comuns são as ondas de calor (os fogachos), alterações no humor, alterações no sono, redução da libido, redução da lubrificação vaginal e uma desmineralização óssea deixando-os propensos a osteoporose.

Diversos estudos clínicos feitos em humanos, apresentaram efeitos benéficos no uso da Maca Peruana, tanto na pré como na pós menopausa. Com doses diárias variando entre 2 e 3,5 gramas.

Benefícios

1) Redução dos sintomas da ansiedade e depressão melhorando o humor - O consumo da maca reduz a ansiedade e sintomas de depressão. Tal situação acontece porque o alimento contém compostos vegetais chamados flavonoides, que causam maior disposição e ânimo.

2) Disfunção sexual - aumenta a libido, possivelmente associado ao fitoestrogeno

3) Hormônios -  em alguns estudos foi demonstrado que a maca peruana aumentou a quantidade de estradiol, porém alguns estudos dizem que não.

4) Insônia - também foi evidenciado que ela ajuda na qualidade do sono, possivelmente devido a associação de 3 compostos: Gaba que é um neurotransmissor, potássio e macamida.

E você, já conhece ou fez uso dela ??? Me conte aí nos comentários ...

Dra. Josie Rumualdo

Comentários

Postagens mais visitadas