Bidens pilosa - Picão Preto



Antes de falar sobre essa maravilha da Bidens pilosa, quero explicar um pouquinho sobre os retinóides.

Retinóides é uma família de compostos relacionados à vitamina A e seus derivados.

Eles foram introduzidos à dermatologia no início dos anos 60 com a ampla comercialização  de compostos sintetizados. Os retinóides estão entre os mais prescritos agentes terapêuticos dermatológicos para o tratamento de muitas doenças de pele comuns e clinicamente importantes, tais como acne, psoríase, rosácea, hiperpigmentação, além de seus benefícios para o tratamento do envelhecimento extrínseco.


Problemas da Terapia Clássica com Retinóides

Os efeitos colaterais relacionados ao uso de retinóides são frequentemente associados a uma irritação da pele caracterizada por eritema, queimação e coceira. Esses efeitos são referidos como "dermatite retinóide" e ocorre em aproximadamente 92% de todos os pacientes, fato que limita a terapia. A maioria dos pacientes relata uma sensação de queimação desagradável quando exposto ao calor, além de fotosensibilidade. Esses pacientes devem ser instruídos a evitar o sol ou usar filtro solar.

Como esses efeitos são dependentes de dose, os pacientes devem ser aconselhados a diminuir a dose e a frequência de aplicações em casos de manifestações intensas. Essa redução na dosagem reduzirá naturalmente a eficácia de terapia. Além disso, o uso comum de esteróides para aliviar os sintomas pode ter efeitos adversos quando usado por longos períodos.

A exacerbação temporária e leve de pústulas de acne nas duas primeiras semanas de uso, hiperpigmentação e o aumento da telangiectasia (capilares dilatados na superfície da pele) são outros efeitos adversos comumente identificados. 


Bidens pilosa

Bidens pilosa é uma planta herbácea, predominantemente nativa de áreas tropicais da América do Sul.

No Brasil, a planta cresce ao longo do ano, mas aumenta na primavera e no verão, recebendo os seguintes nomes comuns: picão, picão-preto, picão-campo, pico-pico, ervapicão, fura-capa, carrapicho de duas pontas, goambu, coambi e etc.

Novos mecanismos moleculares com ação contra flacidez e rugas descobertos no picão-preto (Bidens pilosa) resultaram em um ativo cosmético que funciona de forma semelhante ao retinol, sintetizado a partir da vitamina A. 

Devido a estas características que mimetizam ("ou copiam") o retinol, diz-se que o Picão preto possui atividade retinol-like, sendo considerado um bio-retinol, promovendo a renovação celular e síntese de colágeno com ação antioxidante.


Benefícios

  • Rejuvenescimento da pele
  • Diminuição de rugas
  • Diminuição de flacidez
  • Diminuição de manchas
  • Melhora na textura da pele
  • Alívio de oleosidade excessiva


E se você ainda ficou com dúvida sobre a eficácia do simples Picão Preto, saiba que o extrato da planta foi analisado fitoquimicamente pela UNESP de Botucatu e apresentou resultados promissores, sendo um projeto em parceria do professor Luiz Claudio Di Stasi, do Instituto de Biociências (IB), e uma empresa privada. Essa pesquisa também recebeu um prêmio no 20º Congresso Latino e Ibérico de Químicos Cosméticos!


Como eu venho dizendo, podemos nos cuidar de uma maneira mais natural, sem produtos industrializados que entopem nosso organismo com materiais pesados e tóxicos.


Venha descobrir esse mundo natural!


Dra Josie Rumualdo


Fonte:https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/7935/pesquisador-descobre-acao-anti-rugas-em-erva-daninha/R


 

Comentários

Postagens mais visitadas