Cuidados com a pele madura


Com a chegada da menopausa, a sua pele parece menos viçosa, mais flácida e com rugas e linhas de expressão mais acentuadas? Saiba que isso é perfeitamente normal, e acontece por conta da perda gradual do colágeno. Por vezes, a região também fica mais ressecada ou mais oleosa - ou até os dois ao mesmo tempo, mas tudo isso faz parte do processo. A boa notícia é que podemos amenizar esses problemas dando uma renovada na rotina de cuidados com a pele e apostando em alguns procedimentos estéticos.

Não é coisa da sua cabeça: a pele realmente muda quando a mulher entra na menopausa

Os ovários produzem menor quantidade de estrógenos, provocando mudanças no organismo feminino. Esse hormônio estimula a produção de fibras de colágeno e, por esta razão, a área fica mais delicada, flácida e sujeita ao aparecimento de rugas. Também há diminuição das taxas de ácido hialurônico - importante para a hidratação, deixando a pele ressecada e sensível a irritações. Além disso, ainda há aumento na ação de hormônios masculinos, estimulando o aparecimento de pelos em locais indesejados, como queixo e buço.

Mude seus hábitos e diminua os impactos da menopausa na sua pele!

Hábitos saudáveis são fundamentais para minimizar as alterações que ocorrem durante a menopausa. O consumo de bebidas alcoólicas, o tabagismo e a exposição solar sem proteção intensificam o ressecamento, a perda de elasticidade e luminosidade da pele.

Hidratantes com ativos antioxidantes e ácido hialurônico 

Para diminuir os efeitos causados pela menopausa, é fundamental o uso de ativos hidratantes. Eles contribuem para a saúde, melhorando a textura, luminosidade e auxiliando a barreira de proteção contra irritações e infecções. Os produtos utilizados devem ser específicos e menos agressivos, já que a região fica mais sensível nessa fase.

Os dermocosméticos mais indicados devem conter em sua formulação ativos como o ácido hialurônico, ureia ou alfa-hidroxiácidos, que promovem hidratação intensa da região. Produtos contendo vitaminas A, C e E, além de terem ação antienvelhecimento, também têm potencial hidratante. Para ajudar a produção de colágeno, cremes com retinoides são ideais para as peles maduras.

Eu indico nossa loção facial com niacinamida e extrato de Bidens Pilosa, tem um post aqui falando sobre ele

Os tratamentos clínicos mais indicados para mulheres na menopausa

Tratamentos realizados em consultório ajudam a melhorar a hidratação e estimular a produção de colágeno, deixando a pele menos rugosa e mais firme. Substâncias injetáveis - como o ácido hialurônico, lasers, peelings e microagulhamentos são alguns exemplos. É importante lembrar que os tratamentos são individualizados, já que, mesmo na menopausa, a pele de cada mulher possui necessidades específicas.

Gostou das dicas? Lembrando que fazemos o tratamento de substâncias injetáveis através da caneta pressurizada.
Agende uma avaliação e venha se cuidar conosco.

Dra. Josie Rumualdo





Fonte: Derma Club


 

Comentários

Postagens mais visitadas