Menopausa - Rotina de skincare
A sua rotina de skincare é adequada para a menopausa? Essa é uma fase da vida repleta de transformações hormonais que afetam o corpo da mulher e a pele não é poupada. Com a redução da produção de estrogênio e progesterona, a pele ressecada se torna cada vez mais comum, além de ficar mais fina e sensível. Ocorre ainda a perda de elasticidade e viço.
É na menopausa também que o organismo diminui a produção de ácido hialurônico e colágeno, resultando em sinais de envelhecimento como rugas e linhas de expressão mais aparentes. Para evitar os efeitos da menopausa na pele, nada melhor do que adotar uma rotina de cuidados com a pele que seja adequada para essa fase da vida. Quer saber como montar a sua? Confira as dicas!
Hidratação da pele é essencial na rotina de skincare durante a menopausa
O ressecamento e a perda de elasticidade estão entre os principais efeitos da menopausa na pele. Por conta disso, a hidratação é um tratamento indispensável na rotina de skincare, já que auxilia na recomposição do manto hidrolipídico que protege a pele de agressões externas. Além disso, quanto mais hidratada, melhor o viço e a textura da cútis, que fica mais macia e luminosa. Aposte em produtos ricos em ativos altamente hidratantes, como o ácido hialurônico, e fórmulas em sérum.
O tratamento redensificador devolve a densidade e a sustentação da pele
Para combater a perda de elasticidade e evitar flacidez, formação de rugas e linhas de expressão, a sua rotina de skincare pode contar com um tratamento redensificador. Geralmente desenvolvidos a partir de complexos rejuvenescedores poderosos, como o Pro-Xylane®, esses produtos são muito indicados para mulheres na menopausa porque ajudam a recuperar o tecido e a densidade cutânea que é perdida nessa fase da vida. A combinação com o airlicium é também uma boa aposta, já que essa substância é conhecida pelo seu poder de absorver a umidade provocada pelas ondas de calor da menopausa, proporcionando uma pele mais fresca e sem brilho excessivo.
Um bom creme para a área dos olhos também não pode faltar, já que essa é a região mais sensível do rosto e uma das primeiras a apresentar os sinais da perda de elasticidade, formando os famosos pés de galinha.
Proteção solar diária também ameniza os efeitos da menopausa na pele
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), alguns hábitos diários podem acelerar a perda de colágeno durante a menopausa. A exposição excessiva ao sol é um deles e resulta em flacidez, rugas, além de estimular a formação de manchas na pele. Por conta disso, usar um protetor solar com fator de proteção acima de 30 diariamente é imprescindível: além de proteger as fibras de colágeno e manter o resultado dos tratamentos rejuvenescedores, você se protege do melasma, do câncer de pele e ainda pode amenizar a hiperpigmentação da pele, que é comum após os 40 anos.
Rotina diurna x Rotina noturna: saiba como organizar os diferentes tratamentos no dia a dia
Rotina de skincare para o dia
Passo 1: Higienização com gel de limpeza
Passo 2: Hidratação com sérum
Passo 3: Creme para a área dos olhos
Passo 4: Protetor solar
Rotina de skincare para a noite
Passo 1: Higienização com gel de limpeza
Passo 2: Creme redensificador
Passo 3: Creme para a área dos olhos
Comentários
Postar um comentário