Fototipo de pele ... qual o seu ???
Nós estamos acostumadas a classificar a nossa pele entre seca, mista ou oleosa, mas existem uma série de outras classificações. Uma das mais importantes é a do fototipo que irá determinar os cuidados principais com a pele contra o foto-envelhecimento bem como o nível de cuidados que devemos ter em relação a exposição ao Sol (sempre lembrando que mesmo as pessoas de pele negra devem ser proteger contra os danos causados pelo Sol na pele).
O fototipo é determinado pela quantidade de melanina presente na pele, isso é, o quanto e como a pele reage ao sol. Noção dos fototipos também auxilia na hora de escolher que maquiagem aplicar.
Classicamente podemos dividi-los em seis tipos (classificação de Fitzpatrick)
Fototipo 1 – a mais sensível, a pele queima com muita facilidade quando exposta ao sol, nunca bronzeia.
Fototipo 2 – também muito sensível ao sol, queima com certa facilidade e quase nunca bronzeia.
Fototipo 3 – pele com sensibilidade media ao sol, queima tanto quanto bronzeia.
Fototipo 4 – menos sensível do que o fototipo 3, queima pouco e bronzeia com facilidade.
Fototipo 5 – pouca sensibilidade ao sol, queima-se raramente e facilmente se torna bronzeada.
Fototipo 6 – nada sensível ao sol, nunca queima, é completamente pigmentada.
Como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva na Terra, as pessoas de todos os fototipos devem estar atentas e se protegerem quando expostas ao sol. Os grupos de maior risco são os do fototipo I e II, ou seja: pele clara, sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Além destes, os que possuem antecedentes familiares com histórico da doença, queimaduras solares, incapacidade para bronzear e pintas.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que todas as medidas de proteção sejam adotadas na quando houver exposição ao sol: uso de chapéus, camisetas e protetores solares. Também deve ser evitada a exposição solar entre 10 e 16h (horário de verão). É importante ressaltar que as barracas usadas na praia sejam feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.
Para o uso de filtros solares, é sugerida a reaplicação a cada duas horas. O ideal é que o Fator de Proteção Solar (FPS) seja, no mínimo, 15.
Beijos mil ...
Dra Josie Rumualdo.
Comentários
Postar um comentário