Ácido Retinóico - Vitamina A para uma pele jovem
A Vitamina A foi descoberta em 1913. Posteriormente foi confirmado que ela também era essencial para a visão.
Encontrada amplamente em tecidos vegetais de cores amarelo e verde como a cenoura e pimentões e, também, em alimentos de origem animal, como manteiga, gema de ovos e fígado ( temos um post falando do assunto aqui).
O ácido retinóico se tornou o primeiro produto amplamente utilizado para a renovação da pele, combatendo as mudanças que ocorrem com o envelhecimento.
Os efeitos do fotoenvelhecimento (envelhecimento da pele devido à exposição ao sol) faz com que a pele mostre-se mais fina e essa característica tende a ser revertida pela aplicação tópica (gel ou creme) em doses adequadas de ácido retinóico, podendo também diminuir manchas e rugas, deixando a pele mais rosada e com aparência mais jovem.
Como todo medicamento, ele também possui efeitos adversos, como ressecamento, vermelhidão e descamação da pele.
Outro problema do ácido retinóico é que ele é fotossensibilizante, ou seja, ele aumenta a sensibilidade da pele ao sol, sendo assim, os pacientes devem usar filtro solar com FPS alto, interrompendo o tratamento pelo menos uma semana antes de exposição solar.
Como a pele fica muito sensível, deve-se tomar cuidado também com perfumes e cosméticos, dando preferência à sabonetes neutros.
Já o Retinol (forma álcool da vitamina A) é mais fraco na renovação da pele, mas pode ter ações potentes na diminuição da quebra excessiva de colágeno e elastina na pele, Este é facilmente encontrado em cosméticos nas prateleiras das farmácias.
Beijos mil ...
Dra. Josie Rumualdo.
Fonte:Bulle de Beauté
Comentários
Postar um comentário