Prótese de Mama


Olá meninos e meninas ...

Muitas pessoas vieram me perguntar sobre a minha cirurgia e algumas perguntas “são tradicionais” ... rsrs, então resolvi fazer esse post baseada em algumas pesquisas, ok?!

Até a década de 80, mais ou menos, predominava no Brasil o modelo de beleza importado da França, ou seja, o bonito era ter mamas pequenas e firmes. Parênteses aqui para explicar que o nome correto é mama (seios, anatomicamente falado, é o vale, ou seja, o espaço entre as mamas). Até essa época a preferência nacional total e absoluta era pelo bumbum grande e empinado. Esse modelo de beleza (mama pequena, bumbum arrebitado e quadril grande) era compatível com a tendência genética do corpo da mulher brasileira, então a maioria estava feliz. De uns tempos para cá, a globalização atingiu os padrões estéticos e o modelo de beleza americana de mamas fartas (estilo Pamela Anderson em Bay Watch) passou a prevalecer e o que antes era considerado defeito virou desejo.

Acredito que as pessoas vivam divididas entre o desejo e o medo de realizar alguma cirurgia plástica. Todas nós, até mesmo Gisele Bündchen mudaria alguma coisa em seu corpo, se aparecesse uma fada madrinha com uma varinha e perguntasse o que você gostaria de mudar no seu corpo com um toque de mágica?!

A cirurgia de aumento de mamas com próteses é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no mundo e no Brasil também. O Brasil é considerado um centro de referência em cirurgia plástica, se tem alguma área da medicina em que teríamos chance de medalha de ouro essa seria a principal aposta. Muitas pessoas vêm de outros países realizar a cirurgia plástica no Brasil e muitos médicos estrangeiros são treinados aqui também. Então existem muitos excelentes cirurgiões plásticos no Brasil, portanto se decidir pela cirurgia procure um profissional experiente e qualificado que seja especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

As informações que eu vou passar aqui são genéricas e claro, é necessário que ao decidir pela cirurgia de aumento de mamas que você faça uma consulta prévia e detalhada com o cirurgião plástico.

1. Para quem é indicada a cirurgia?

Para quem tem a mama muito pequena ou para pacientes que gostariam de ter uma mama maior de acordo com os padrões estéticos (nesse caso vale sempre a pena lembrar que a moda pode mudar…). Nos casos em que há flacidez associada faz-se um levantamento das mamas (mastopexia) no mesmo ato cirúrgico levando uma maior firmeza ao aumento.

2. Quais são os tipos de próteses?

No Brasil a mais usada é a próteses de silicone texturizada, mas existe também a próteses com solução salina e a lisa. A vantagem da texturizada é que os estudos indicam que com ela o risco de contratura (uma das complicações da cirurgia) é diminuído. O formato pode ser redondo ou anatômico (gota), para cada paciente um tipo diferente pode ser indicado para se obter melhores resultados.

3. A cirurgia deixa cicatriz?

Qualquer cirurgia deixa cicatriz. No caso da cirurgia de aumento de mama a cicatriz pode ser bem escondida na linha abaixo das mamas, em volta da auréola ou nas axilas. Dependendo do tipo de prótese e do local onde será colocada a prótese, o cirurgião opta pelo acesso e conseqüentemente pela localização da cicatriz. Algumas pessoas podem desenvolver quelóides e cicatriz hipertrófica após a cirurgia. Apesar de ser mais comum em pessoas de pele mais escura, as mais clarinhas não estão isentas desse risco. O histórico de cicatrização da paciente pode ajudar, mas de fato essa possibilidade é imprevisível antes da cirurgia. A estética pode ser melhorada depois de um tempo, mas quem tem o problema dificilmente atingirá uma cicatrização perfeita.


4. Onde a próteses é colocada?

A região da mama (de fora para dentro) é composta resumidamente por pele, tecido glandular, músculo e ossos da costela. Existem dois locais em que o cirurgião faz uma bolsa para colocar a próteses: ou entre a glândula e o músculo ou entre o músculo e a costela. O que irá definir o local é o tamanho anterior da mama da paciente, o tamanho desejado final, a quantidade de esportes que a paciente pratica, entre outros fatores. O cirurgião sempre deverá indicar o local onde o aspecto fique mais natural e ao mesmo tempo minimize os riscos para a paciente.


5. Quanto tempo leva para atingir o resultado final?

É claro que a mama já aumenta logo depois da cirurgia, mas durante o primeiro mês ainda há muito inchaço, hematoma, e a próteses está de acomodando. O resultado definitivo costuma ser atingido mesmo só após 6 meses.

6 .Existe risco da próteses estourar?

O risco hoje é muito pequeno e só ocorre se houver um impacto muito forte, como um acidente automobilístico, por exemplo. Nesse caso a próteses pode até ajudar a proteger o pulmão. Nesse caso a próteses deve ser trocada em geral pela mesma cicatriz que foi feita a sua colocação.

7. Quanto dura a cirurgia, qual o tempo de internação,quando são retirados os pontos e o tipo de anestesia?

A cirurgia dura em média entre 1 hora e meia e duas horas. O tempo de internação varia, mas em geral é curto não ultrapassando 24 horas para os casos mais comuns. A anestesia normalmente é geral, mas pode ser local com sedação para casos selecionados os pontos são retirados em até 10 dias depois da cirurgia.

8. O que ocorre se a mulher quiser engravidar? A prótese prejudica a amamentação?

Durante a gravidez as mamas aumentam de tamanho o que pode gerar uma flacidez quando elas retornam ao tamanho anterior, isso pode fazer com que a prótese fique mais caída. A prótese é colocada fora do tecido mamário e por esse motivo não afeta a produção de leite. Próteses muito grandes, porém podem dificultar o posicionamento no bebê no momento da amamentação.

9. O pós-operatório da cirurgia é doloroso? A sensibilidade da mama muda após a cirurgia? Quanto tempo demora para eu voltar as atividades normais?

Como qualquer cirurgia a paciente pode sentir dor nos primeiros dias o que pode ser controlado com o uso de analgésicos. A sensibilidade para dor é individual então algumas pessoas podem dizer que sentiram uma dor enorme enquanto outras que não sentiram quase nada. Quando a prótese é colocada atrás do músculo a dor no pós-operatório tende a ser maior. É comum a sensibilidade da mama ficar alterada logo depois da cirurgia, mas a tendência é a sensibilidade ir progressivamente voltando a normalidade em alguns meses. Após a cirurgia recomenda-se evitar esforços com o braço durante 1 mês e o retorno aos exercícios gradativamente após 2 meses da cirurgia.

10. O que é retração da cápsula da mama?

Essa é a complicação mais comum da cirurgia de aumento das mamas. Toda vez que um corpo estranho é colocado no organismo a nossa tendência é querer expulsá-lo ou, sendo muito grande, de isolá-lo do resto do corpo. Então todo mundo que coloca prótese acaba formando em volta dela uma cápsula fibrosa, que isola a prótese do corpo. Em cerca de 5% das pacientes esse mecanismo é exagerado, levando a um endurecimento dessa cápsula fibrosa. É impossível saber se isso vai ou não acontecer antes da cirurgia e esse processo não está relacionado com a habilidade do cirurgião, já que trata-se de uma reação individual. Não é uma rejeição (já que o silicone é um material inerte e a sua presença não gera a formação de anticorpos). Dependo da gravidade dessa reação muitas vezes é necessário remover a prótese e o cirurgião e a paciente irão discutir sobre a possibilidade ou não de recolocar uma próteses menor ou usar uma outra técnica.

11. A prótese deve ser trocada? Quando?

Normalmente costumava-se dizer que a prótese deveria ser trocada a cada 10 anos. Hoje em dia alguns médicos falam em 20 anos mas na verdade é que não se sabe ainda qual a vida útil das próteses mais recentes (e que ainda não tem nem 10 anos). É possível que a prótese nem precise ser trocada, mas ainda não existe consenso sobre essa questão já que é uma preocupação relativamente recente.

12. E qual o valor dessas belezinhas?

O custo da cirurgia varia muito conforme o cirurgião mas a média fica entre R$ 6 mil e R$ 8 mil.


Beijos mil ...
Dra. Josie Rumualdo.

Comentários

Postagens mais visitadas