Depilação "Definitiva" em adolescentes
A chegada da puberdade representa uma fase de várias mudanças físicas e psicológicas. Uma das mais comuns é o engrossamento dos pelos em função do hormônio da testosterona. Ele faz com que os pelos fiquem mais visíveis, trazendo muito incômodo, sobretudo entre as meninas.
Atualmente, a forma mais eficaz de eliminar os pelinhos tão indesejados é a depilação com Luz Pulsada. O problema é que muitos pais têm dúvidas se esse tipo de procedimento é indicado ou não na adolescência.
Embora não haja idade mínima para iniciar o tratamento de depilação com a Luz Pulsada, podemos fazer algumas recomendações. Desta forma, para o sexo masculino, recomendamos que o tratamento de depilação a laser comece a partir dos 16 anos, enquanto para o sexo feminino é recomendado que comece um ano após a primeira menstruação.
Normalmente, para iniciar a depilação com a Luz Pulsada, as adolescentes optam por fazer o procedimento nas axilas, seguidos das pernas, do buço, da virilha. Já entre os meninos, a decisão por fazer o tratamento, na maioria das vezes, acontece somente na fase adulta.
Um dos maiores temores entre os adolescentes para decidir por fazer a depilação definitiva é acreditar que eles vão sentir muita dor. Outro medo é a timidez, uma vez que alguns jovens ficam receosos de mostrar o corpo, principalmente quando o tratamento é feito nas partes íntimas. Mas, após a primeira sessão, eles percebem que o procedimento é bastante tranquilo, sendo semelhante a uma depilação comum com cera.
Existem algumas CONTRAINDICAÇÕES que devem ser respeitada - Quando se está fazendo tratamento com medicamento, por exemplo, para a acne, é sempre necessário informar a técnica especializada, pois esses medicamentos pode ser fotossensível e, portanto, contraindicado.
O uso de outros medicamentos com contraindicação
Antibióticos, como azitromizina, gentamicina, norfloxacina, ciprofloxacina, medicamentos com sulfa e tetraciclinas.
Analgésicos, anti-inflamatórios anti-inflamatórios e não esteróides (AINEs), como Ibuprofeno, Fenilbutazona, Indometacina, Naproxeno ou Diclofenaco.
No entanto, embora a depilação com a Luz Pulsada seja segura e não invasiva, ela deve ser pensada entre os adolescentes e os seus pais. É por isso que solicitamos o consentimento de um dos responsáveis legais para iniciarmos o tratamento.
Dra. Josie Rumualdo
Comentários
Postar um comentário