Campanha de vacinação infantil


Acontece amanhã dia 13 de agosto (sábado), a partir das 08h00, a 2ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite/2011, e será conduzida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

As prefeituras tem a missão de apoiar as ações de vacinação com seus departamentos ou secretarias de Saúde; devem ser vacinadas crianças de 0 a 05 anos.

Os pais ou responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de vacinação para que recebam mais duas gotinhas contra a pólio. É importante lembrar os pais que devem levar a carteirinha de vacinação de seus filhos aos postos da Campanha para o registro da imunização.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.


Este é o 32º ano da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite no Brasil e 22º ano sem a doença no país.
Em 1994, o Brasil recebeu o certificado internacional de erradicação da transmissão autóctone do poliovírus selvagem. A partir de então, o país assumiu o compromisso de manter altas coberturas vacinais maiores ou igual a 90%. Em 2001, esta meta foi alterada para 95% da população alvo (< 5 anos de idade).
O Brasil está livre do poliovírus desde 1990. O último caso da doença foi registrado no município de Souza, na Paraíba;
No cenário global, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que 22 países ainda registram casos de poliomielite, sendo quatro desses endêmicos: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. Os demais restabeleceram a transmissão devido a importação de casos da doença, sendo eles: República Democrática do Congo, Chade, Angola, Côte d’Ivoire, Mali, Niger, Gabão, Uganda, Federação Russa, Libéria, Nepal, Kazaquistão, Tajiquistão, Turcomenistão, Senegal, Mauritânia e Serra Leoa. Em 2010 foram registrados 1.292 casos, sendo 232 (17,95%) nos países endêmicos e 1060 (82,05%) nos países não endêmicos. Os dados até o dia 27 do mês de abril de 2011 mostram uma mudança no cenário epidemiológico global, com 120 casos (43 em países endêmicos e 77 em países não endêmicos) registrados, sendo que em 2010 nesse mesmo período foram registrados 84 casos.

Então, vamos vacinar!


Beijos mil ...
Dra. Josie Rumualdo

Comentários

Postagens mais visitadas