Alimentação para pele oleosa e sensível



Eu já falei aqui no blog sobre diversos alimentos que fazem bem para a nossa beleza, mas dependendo do seu tipo de pele existem dicas extras sobre a alimentação que podem melhorar a sua aparência. Vamos a elas?

Hoje as dicas serão para a pele Oleosa e Sensível que são a maioria, Mas prometo que o próximo post será sobre pele seca, ok?

Dieta para quem tem a pele oleosa


O principal objetivo é manter uma dieta que controle as erupções e as inflamações. Uma dieta com pouco açúcar ajuda a tratar a acne. O chocolate que já foi considerado o grande vilão da acne foi absolvido por falta de provas e agora voltou em condicional, ou seja, chocolate meio amargo com alto teor de cacau está livre, mas aqueles super doces prejudicam a acne não pela gordura e sim pelo açúcar. Isso porque muita glicose no sangue leva à liberação da insulina que estimula a produção de hormônios que estão relacionados com o estímulo à produção de óleo na pele. A obesidade em si já aumenta o risco da acne (como na síndrome dos ovários policísticos) então diminuir açúcar e alimentos com farinha branca ajuda na acne nessas duas frentes. Sem falar que controlar o peso o que é sempre bom.

Tem também os alimentos ricos em beta-caroteno que tem atuação próxima a da vitamina A como batata doce, manga, gema de ovo, entre outros.



O mineral iodo pode piorar a acne porque está relacionado com o aumento dos poros. Se esse é sua principal preocupação evite consumir grandes quantidades de sal iodado e frutos do mar. O sal marinho é uma boa opção e não é iodado.



Quem tem manchas como a principal preocupação deve evitar cerveja, (olha a sacanagem !!!) já que o lúpulo age de maneira similar ao estrogênio. Lúpulo também pode agravar a acne.


A vermelhidão da Rosácea pode piorar com bebidas alcoólicas especialmente vinho tinto. Comidas muito apimentadas também dilatam os vasos sanguíneos e podem piorar o quadro de rosácea, assim como nitratos presentes em embutidos e enlatados.




Alimentos como ovos, peixes e saladas ajudam a diminuir a inflamação. O ômega 3 (encontrado em alguns peixes e ovos enriquecidos) pode ter também um efeito antiinflamatório.




Frutas como a romã e as vermelhas de todos os tipos contém antioxidantes que evitam o envelhecimento e protegem a pele. A luteína das verduras escuras, ovos e laranjas e o licopeno do tomate também são considerados protetores contra câncer de pele. Chá verde também é excelente tanto para tomar quanto em produtos para usar na pele, a casca da maçã e o manjericão também tem efeito no combate ao envelhecimento.




Beijos mil ...
Dra. Josie Rumualdo.

Comentários

Postagens mais visitadas