Cuidados essenciais para pele




A classificação da pele entre Seca, Oleosa e Mista, criada no século passado por Helena Rubenstein a criadora da indústria cosmética, foi por muito tempo a única forma de classificar os tipos de pele.
Porém, após analisar a pele de cerca de 1400 pacientes a chefe do Centro de Dermatologia Cosmética da Universidade de Miami, Dra. Leslie Baumann propôs uma classificação mais detalhada, dividindo a pele em 16 tipos.

Mas por que é importante saber disso? Porque conhecendo melhor o seu tipo de pele pode lhe ajudar a economizar dinheiro gasto em produtos cosméticos e mais importante ainda, evita que você cause danos a sua pele ao usar esses produtos.

Por exemplo: quem tem um tipo de pele em que entra a palavra sensível não deve usar produtos que tenham grnade chance de causar irritação como cosméticos a base de DMAE ou Vitamina C. Já quem tem a peleo tipo resistente precisa usar produtos em concentrações mais altas (em geral manipulaods), já que por sua pele ter uma barreira mais forte é muito difícil absorver os produtos na concentração usual.

Apesar de parecer difícil por serem 16 subtipos a classificação é feita dois a dois. Como?
1) Peles Oleosas O ou Pele Seca (Dry) D
2) Peles Sensíveis S ou Pele Resistente R
3) Pele Pigmentada P ou Pele Não Pigmentada N
4) Pele Propensa a Rugas (Wrinkled) W ou Pele ou Pele Firme (Tihgt) T

Então vamos supor que sua pele seja Oleosa, Sensível, Não Pigmentada e Firme, ela é do tipo OSNT.

Para ajudar a classificação a Dra. Baumann criou um questionário com 65 perguntas, que faz parte do seu livro The Skin Type Solution. O livro foi adaptado para o Brasil pela Dra. Érica Monteiro, da UNIFESP e chama A Pele Saudável (esse questionário já foi postado aqui no blog, (Clique aqui) no dia (10/09/10 ).

Por enquanto é isso, amanhã postarei os cuidados para cada tipo de pele.

Bjos mil ....
Dra. Josie Rumualdo.



Comentários

Postagens mais visitadas