Tipos de pele - ORPT - Oleosa, Resistente, Pigmentada e Firme
Olá meninas ... vamos continuar com os cuidados com a pele. Hoje falarei sobre a pele ORPT.
Esse é um tipo de pele que não é muito comum e também uma das mais fáceis de cuidar (bem que a minha podia ser essa, né?). Quem tem esse tipo de pele pode ter um pouco de acne (especialmente na adolescência) e algumas manchas (em geral depois da gravidez) mas de maneira geral é uma pele boa que envelhece bem.
A Dra Baumann divide a avaliação da pele ORPT entre as pessoas de pele escura (que possuem manchas) e as de pele clara (que desenvolvem sardas, que não deixa de ser um tipo de mancha).
O lado negativo da pele ORPT é que elas têm mais chances de desenvolver câncer de pele do que as pessoas com a pele ORPW (com tendência à rugas).
Não se sabe bm porque mas estudos mostram que as pessoas que desenvolvem câncer de pele tipo não-melanoma tendem a ter menos rugas que a pele que não apresenta câncer.
Os produtos recomendados para a pele ORPT têm como objetivos: Previnir e tratar as manchas escuras e tratar a oleosidade. As dicas, como sempre, são de produtos sem prescrição médica, que são indicados para prevenir os problemas e tratar aqueles mais amenos. Quem tem a pele resistente, de uma maneira geral, precisa de produtos mais fortes (medicamentos com prescrição médica).
A rotina indicada para a pele ORPT é a seguinte:
De manhã
1) Lavar o rosto com um sabonete para pele oleosa. Em geral eu não gosto do sabonete em barra, mas quem tem a pele resistente e firme, pode usar, já que a pele é mais resistente não sofre com os ingredientes que são usados para fazer as barras.
Deep Clean gel de limpeza profunda - Neutrogena
Effaclar sabonete - La Roche Posay
Normaderm sabonete - Vichy
Sabonete esfoliante anti-cravos - Clean & Clear
Saboente líquido facial regular - Clean & Clear
Clearskin gel de limpeza antibacteriano - Avon
2) Aplicar um produto com ácido glicólico.
Normaderm gel hidratante anti-imperfeições - Vichy
Clearskin loção anti-acne - Avon
3) Aplicar um filtro solar !! Não é opcional, quem tem a pele ORPT, especialmente os fototipos mais escuros, acaba "esquecendo" essa etapa, mais ainda quem tem a pele oleosa e acredita que o filtro solar aumenta o problema. Não pode !!!! O filtro solar é o melhor produto para prevenir as manchas e o câncer de pele.
Minesol Actif gel creme FPS 30
Sundown Beauty para pele oleosa
Anthelios Hélioblock Fluide Extrême FPS 30 - La Roche Posay
4) Aplicar um pó com FPS para absorção de oleosidade (esse é opcional, mas é importante dixer que a maquiagem com FPS NÂO substitui o filtro, já que a maquiagem a gente passa uma camada mais fina. assim ela é complemento e não substituto).
Dermage block compac FPS 25
De noite
1) Lavar com o mesmo sabonete da manhã
2) Aplicar um clareador nas manchas
Klassis
Melanesse H
Clarité loção clareadora - Dermage
Clariderm 2% gel 30g
Tri Luma creme 30g (sob prescrição médica)
Glyquim XM (sob prescrição médica)
Vitacid Plus (sob prescrição médica)
3) Aplicar um produto contendo retinol (eles aumentam a renovação celular e previnem manchas escuras assim são interessantes mesmo que você não tenha rugas).
Retinol vitamina A+C+E Triple Action - RoC
Healthy Skin Anti-rugas noturno - Neutrogena
4) Para quem tem linhas finas ao redor dos olhos é interessante aplicar um hidratante com ingredientes antioxidantes nessa região.
Active C Yeux - La Roche Posay
Improve dermage
Liftactiv Pro Yeux
Quem tem a pele resistente se beneficia da esfoliação e dos peelings caseiros. Tem um post aqui no blog sobre dicas de peelings que podem ser feitos em casa, e que embora sejam mais fracos, sempre trazem algum benefício, já que eles ajudam a penetração dos outros produtos que estão sendo usados.
A esfoliação na pele resistente pode ser feita com uma periodicidade maior do que em quem tem a peleo sensível, ou seja, pode chegar a duas ou três vezes por semana.
Por hoje é isso, amanhã volto com mais dicas para cuidar bem da nossa pele !!!!
Beijos mil ....
Dra. Josie Rumualdo
Fonte:Bulle de Beauté
Comentários
Postar um comentário