Acne na Gravidez


Olá gravidinhas e futuras gravidinhas ...

Faz algum tempo que eu estou querendo falar à respeito das acnes na gestação e aproveitando que uma barrigudinha me procurou no consultório com esse probleminha, decidi falar sobre o assunto.

Algumas mulheres adquirem acne na gravidez, sendo algo completamente normal. Durante a gravidez a pele e os cabelos sofrem algumas mudanças por conta a alteração dos hormônios que estão sendo produzidos pelo organismo, principalmente pela progesterona, a qual pode causar o aparecimento de acnes e manchas, algumas sortudas tem a melhora na pele. É difícil prever pra que lado a balança hormonal vai pender durante essa fase e nem tem como comparar com a gestação anterior.

Durante o primeiro trimestre da gravidez pode ser que surjam ou intensifique o aparecimento dessas "bichinhas ingratas", por causa do aumento da oleosidade da pele, favorecendo a produção de sebo e consequentemente a formação de acnes.

E como tratar ??? Já que na gestação não podemos usar qualquer coisa ?!!!

O controle da acne pode se dar através da diminuição da oleosidade da derme usando sabonetes específicos para a pele oleosa, ou sabonete suave, ou sabonete neutro para não ressecar ainda mais.É importante o uso de protetor solar em forma de gel ou loção. Em casos que a acne é muito severa o mais indicado é que a grávida consulte um dermatologista, o qual indicará sabonetes e fórmulas específicas para o tratamento.

A maquiagem apropriada também é importante para que não estimulem o aparecimento de formação de cravos. Há vários tratamentos medicamentosos para a acne, porém quando se está grávida é necessário que tenha uma atenção especial, pois o uso destas drogas não devem ser usadas durante a gestação, pois elas podem ser absorvidas pela pele e consequentemente acaba entrando no sistema sanguíneo e com certeza vai até o feto na placenta e isso pode causar sérios problemas para a saúde do feto. Por isso, a escolha de um bom tratamento requer o diagnóstico profissional apropriado.

O que fazer ??

1)   Limpeza -  Faça uma rotina de limpeza com sabonetes anti-acne. Os que contém enxofre na fórmula são uma boa opção (se você não está super sensível à aromas desagradáveis).

2) Peróxido de Benzoila - É um medicamento de ação bactericida que pode ser usado na gravidez. Ele ajuda a secar as espinhas e diminuir a inflamação. Por ser um medicamento é importante que você consulte um médico para ver se ele está realmente indicado para a sua pele. Em geral são cremes para serem usados de noite (cuidado que mancham o lençol!) em cima da pele mais afetada.

3) Antibióticos tópicos - Se apenas a limpeza e o peróxido de benzolia não estiverem resolvendo uma opção é o uso de antibióticos tópicos como a Eritromicina. Novamente é um medicamento então se não devemos usar nada por conta nunca, muito menos na gestação. Portanto também consulte o seu médico para ver se esse medicamento seria útil no seu caso.

4) Ácido azeláico - O ácido azelaíco pode ser interessante em quem tem a pele vermelha com tendência à Rosácea e também vermelhidão causada pela acne. Também pode ser usado por grávidas desde que recomendado por médico.

O que não fazer?

1) Roacutan - A isotretinoína oral é totalmente contra indicada na gravidez, na lactação e para mulheres que estejam pensando em engravidar. Na verdade pelo risco elevado de trazer mal formações graves ao feto é imprescindível que a mulher que esteja usando esse medicamento use dois métodos anticoncepcionais simultâneos (por exemplo, camisinha e pílula).

2) Ácido retinóico tópico - Não está comprovado que a quantidade absorvida na pele pelo ácido retinóico possa trazer problemas ao feto. Mas por via das dúvidas é melhor evitá-lo durante a gestação. Ninguém quer correr riscos nesse período não é mesmo? O mesmo vale para os ácidos da mesma família como adapaleno e tazaroteno (esse último formalmente contraindicado).

3) Ácido salicílico - Assim como o ácido retinóico não está provado que o ácido salicílico pode ser absorvido em quantidade significativa na pele a ponto de trazer problemas. E eles é um dos ingredientes ativos mais usados nos cosméticos e dermocosméticos anti-acne. Pessoalmente eu acho melhor evitar até porque existem alternativas tão eficientes e que são mais seguras. Mas não é um consenso, portanto vale a pena falar com seu médico caso você use algum produto que contenha ácido salicílico na fórmula.

4) Antibióticos orais do grupo das tetraciclinas, como minociclina. Pode causar alterações no desenvolvimento dentário do feto e por isso é contraindicada na gestação.

O que mais pode ser feito?

1) Evite maquiagens e cosméticos que contenham óleo na fórmula.

2) Evite cutucar ou espremer as espinhas.

3) Use filtro solar todos os dias oil free (evitando também os melasmas, outro problema de pele comum na gravidez).

4) Evite ficar com o rosto apoiado sobre as mãos e mantenha as mãos o mais limpas possíveis para não levar sujeira no rosto.

5) Tenha uma alimentação saudável, evitando principalmente o excesso de doces, que além de engordar também estimulam a produção de óleo pelas glândulas sebáceas.
6) Lave e desinfete frequentemente os pincéis e esponjas que usa para maquilhar-se e mude as capas das almofadas da cama pelo menos uma vez por semana.

7)Tenha calma e paciência, essas acnes serão transitórias ... curta seu barrigão, curta esse momento tão único e especial !!!

Bjos mil ...
Dra. Josie Rumualdo.





Fonte:Bulle de Beauté





Comentários

Postagens mais visitadas