Dia Internacional da Amamentação




Olá meninas,

Hoje é o dia internacional da amamentação, e quero deixar registrado a importância e os benefícios que este ato de amor proporciona aos bebês e as mamães.

Postarei alguns trechos do livro "Filhos - da gravidez aos 2 anos de idade"

Vantagens do aleitamento


Quais as principais vantagens do leite materno?

O leite materno é completo. Ele contém aproximadamente 250 substâncias bioativas e possui vitaminas, proteínas, açúcares, gorduras e água. É um alimento pronto para servir a qualquer hora e adaptado para suprir as necessidades nutricionais e calóricas do seu filho.

As vantagens da amamentação ao peito vão muito além da nutrição física, ela ajuda também na construção emocional do bebê e traz diversas vantagens para a mãe e toda família.

Além de ser fundamental para a saúde física e emocional do bebê, a amamentação ao peito traz benefícios para a mãe a curto, médio e longo prazo, vejamos alguns.

Vantagens para a mamãe a curto prazo

Quando o bebê mama, um hormônio chamado ocitocina ocasiona a descida do leite e faz o útero se contrair (por isso sentimos uma pequena cólica quando estamos amamentando). Por esse motivo, a amamentação logo após o nascimento faz o útero da mãe voltar ao tamanho anterior mais rapidamente e reduz o sangramento pós-parto, ajudando a prevenir a anemia. Dessa forma, a mãe recupera-se do parto melhor e mais rapidamente.

Os bebês amamentados imediatamente após o parto choram menos, o que deixa as mães menos ansiosa. Além disso, a amamentação logo após o nascimento ajuda a prevenir a depressão pós-parto.

Vantagens para a mamãe a médio prazo

Quanto mais a mãe amamentar o seu bebê, mais rapidamente pode perder o peso que acumulou durante a gravidez. Embora no nascimento, a mãe já perca o peso de seu filho, placenta, sangue e líquidos, geralmente não perde todo o peso que ganhou.

A amamentação também previne a anemia pelo fato de a mãe não menstruar por mais tempo e pode ajudar a adiar uma nova gravidez.

Vantagens para a mamãe a longo prazo

A longo prazo, a amamentação diminui o risco de a mãe ter câncer de mama, de endométrio e de ovário, assim como o risco de osteoporose depois da menopausa, o que pode ocasionar fraturas, especialmente do fêmur. Quanto mais tempo a mãe amamentar, maior será a proteção contra o câncer!




Até a próxima !!!


Beijos mil ....
Josie Aniz.

Comentários

Postagens mais visitadas