Semana Mundial da Amamentação - Posições para amamentar



O momento da mamada é único e merece uma preparação toda especial. Existem algumas técnicas que ajudam a mamãe a achar a posição correta para acomodar o bebê e facilitar a pega.

Temos posições mais comuns e a ideal é aquela onde ambos ficam confortáveis, com o bebê alinhado ao corpo da mãe.


Posição tradicional 

É a sentada, onde o bebê fica de frente pra mãe, barriga com barriga, e quanto mais colados estiverem, mais fácil é a amamentação.
Mamãe sentada com as costas bem apoiadas no encosto da cadeira (corpo ligeiramente inclinado para frente), confortável e relaxada;
Ela ainda pode cruzar as pernas ou usar travesseiros sobre suas coxas, ou, ainda, usar um banquinho para apoiar o pé e levantar a perna do lado que está amamentando (mas não elevar demais os joelhos), para facilitar a posição do bebê, permitindo, assim, que a boca do bebê fique no mesmo plano da aréola. O bebê fica "aconchegado"`a sua mãe. Pega o peito (mamilo e aréola) aproveitando o reflexo de busca. A cabeça fica livre no meio do braço da mãe. E o ombro do bebê descansa na curva do cotovelo da mãe. O braço da mãe apoia as costas do bebê e sua mão, as nádegas do bebê (se o bebê é muito pequeno ou recém-nascido).



Posição sentada cruzada (no outro seio)

 A mãe apoia o bebê em seu corpo, barriga com barriga, se precisar, coloque um travesseiro no seu colo, pra facilitar. Segure o seio com a mão do mesmo lado, segure o bebê com a outra mão e o braço. Segure o bebê pelo ombro e costas, não pela cabecinha.



Posição sentada inversa

A  mãe deve segurar o bebê como se fosse uma bola de futebol americano, colocando o corpinho debaixo de sua axila, com a barriga apoiada nas suas costelas. A mãe apoia o corpo do bebê com o braço e a cabeça com a mão.Essa posição facilita o bebê a pegar uma boa parte da aréola.
Mãe sentada;
O bebê fica entre o braço e o lado externo do corpo da mãe;
Os pés do bebê apontam para as costas da mãe, a barriga d encontro ao corpo da mãe e a boca voltada para o mamilo;
A mão da mãe em "C"apóia o pescoço do bebê;
A mão livre da mãe apresenta a mama para o bebê.
Evitar dobrar a cabeça do bebê para aproximá-la do peito;
Esta posição é boa nas seguintes situações: recém-nascido muito pequeno, mama grande e o bebê não consegue abocanhá-la; mamãe cesareada; e mamas doloridas.




Posição deitada

 Algumas mães, especialmente as que se submetem à cesariana, optam por amamentar os filhos deitadas, onde o bebê fica de frente para a mãe, barriga com barriga.

Deve-se deitar de lado, com as pernas um pouco dobradas, "encolhidas", apoiando sua cabeça e costas em travesseiros para ficar mais à vontade. Pode estar também, recostada na cama;
Com um braço, a mãe apoia o pescoço e o tronco do bebê, ajudando a aproximar o corpo do bebê ao seu corpo, e com a outra mão aproxima a boca do bebê do bico do peito. Ele próprio vai procurar o bico.




Posição bebê de cavaleiro

Mãe sentada e bem recostada, com as pernas cruzadas, se necessário;
Bebê sentado com as pernas abertas a cavaleiro na coxa da mãe;
Com a mão em "C", mãe apoia o pescoço do bebê;
Com a outra mão oferece o peito;
Esta posição é boa para mamas grandes, doloridas e bicos rachados, criança hipotônicas ("molinhas"), criança com lábio leporino ou fenda palatina.







Amamentação de Gêmeos

A maioria das mulheres têm leite suficiente para alimentar gêmeos. As dificuldades surgem porque é difícil cuidar de duas crianças simultaneamente. Diversas posições podem ser tentadas para encontrar a forma mais confortável par a mãe e os bebês.






Não podemos nos esquecer dos cuidados com a postura da mamãe, para que ela não tenha dores nas costas, mamilos fissurados e dolorosos, mamas regurgitadas (muito cheia e dolorosa), má produção de leite.

Posicionamento da mamãe

As costas estão retas e apoiadas, não se incline para a frente para levar o seio até o bebê;
Os pés estão apoiados (no chão, num banco pequeno ou em vários livros empilhados);
Usar almofadas para apoiar os braços deixando o bebê na altura ideal;
Colocar travesseiro embaixo do bebê para apoiá-lo melhor.






Até a próxima !!!






Beijos mil ...
Dra Josie Aniz

Comentários

Postagens mais visitadas