Semana Mundial da Amamentação - Problemas nas mamas - II



Peito muito cheio ou peito empedrado (ingurgitamento mamário)

Peito muito cheio

O peito muito cheio ocorre geralmente nos primeiros dias após o parto, como resultado do aumento do volume de leite nas mamas (apojadura) que antecede a descida do leite. Pode também ocorrer em qualquer outro período da amamentação, se o leite ficar acumulado no peito sem ser retirado (ordenhado).

A mãe sente a mama cheia, pesada, um pouco quente, a aréola fica tensa e o bico do peito fica quase plano, devido ao aumento do volume do leite. No entanto, não há sinais de vermelhidão ou inchaço.

O leite sai do peito facilmente quando a mama é massageada, balançada, pela retirada manual do leite ou por sucção pelo bebê, resolvendo rapidamente o quadro.


Peito empedrado

É o acúmulo de leite em regiões da mama que não são bem esvaziadas, provocando dor à pressão e a sensação de endurecimento local.

Como evitar e como tratar?

  • Massagear, com movimentos circulares, toda a mama principalmente as regiões onde o leite está empedrado. A massagem facilita a saída do leite, além de estimular a produção do hormônio responsável pela descida do leite (ocitocina). A massagem também pode ser feita durante o banho com água em temperatura morna, o que ajuda na liberação do leite 
  • Balançar o peito gentilmente faz o leite que está sob a forma de gel no peito ficar líquido e facilita sua saída. 
  • Se a aréola estiver tensa, extrair o leite antes da mamada para facilitar uma boa pega e uma sucção adequada. 
  • Colocar o bebê para mamar em "posição invertida", o que facilita o esvaziamento da mama na região em que o leite se acumula. 
  • Amamentar com mais frequência e sem duração ou horários fixos, adotando o regime de livre demanda. 
  • Se, após a mamada, sentir que o peito ainda está cheio, extrair o leite para que ele não "empedre". 
  • Se necessário, usar medicamentos contra a dor. 
  • Fazer repouso. 
  • Usar sutiãs confortáveis, com base e as alças firmes e largas para manter as mamas elevadas e aliviar a dor. 


Ductos lactíferos bloqueados

Os ductos lactíferos são pequenos canais que transportam o leite no interior da mama. O bloqueio de ductos lactíferos ocorre quando o leite produzido numa determinada área da mama não é esvaziado adequadamente. Pode ocorrer também quando se usa um sutiã muito apertado. As mães apresentam nódulos localizados (como se fossem caroços), muito doloridos, quentes e acompanhados de vermelhidão e que podem aparecer em qualquer área da mama.

Como evitar e como tratar?

Devem ser adotadas medidas que favoreçam o esvaziamento completo das mamas, ou seja, as mesmas medidas descritas no item "Como evitar e tratar o empedramento (ingurgitamento)? Essas medidas devem ser adotadas o quanto antes, para que o processo não evolua para uma mastite.


Mastite

A mastite acontece quando o peito se inflama ou infecciona. Geralmente, a mastite inicia-se na segunda ou terceira semana após o parto, mas pode sugerir em qualquer período da amamentação.

Quais as principais causas da mastite?

Qualquer fator que dificulte a saída do leite predispõe ao aparecimento da mastite, como ferimento no mamilo, bloqueio de ductos, produção excessiva de leite, pega inadequada, sucção ineficiente, esvaziamento incompleto da mama, restrição da frequência e duração das mamadas, estabelecimento de horários regulares para as mamadas e longos períodos de sono do bebê, além do uso de chupetas e mamadeiras, afastamentos temporários entre mãe e filho, cansaço (fadiga) da mãe, uso de sutiã apertados, entre outros.

Quais os sintomas da mastite?

A mastite pode se localizar em apenas um lado ou em vários pontos da mama.

A mama fica avermelhada, quente, inchada (edemaciada) e dolorida. A mãe pode ter febre e sintomas semelhantes aos observados na gripe, acompanhados, algumas vezes, de náuseas e vômitos.

Como tratar a mastite?

  • Dar de mamar mais vezes para o bebê. Manter a amamentação com esvaziamento adequado das mamas. 
  • Retirar o excesso de leite manualmente ou com a ajuda de bombas. 
  • Consultar seu médico para que ele lhe receite analgésico e, se necessário, antibiótico. 
  • Fazer repouso. 
  • Usar sutiãs com alças firmes e largas, mas que não sejam apertados e provoquem dor. 
  • Ingerir bastante líquido 
  • Adotar medidas que facilitem a drenagem do leite, como a ordenha precedida de movimentos da mamas (sacudidelas) e delicadas massagens circulares na mama. 


Até a próxima !!!








Beijos mil ....
Dra. Josie Rumualdo.




Comentários

Postagens mais visitadas